atividade física

5 dicas essenciais para cuidar melhor do seu corpo

A sua rotina é muita corrida e nunca sobra tempo para cuidar de você mesma? Infelizmente essa é a realidade da maioria das mulheres. Nós somos mães, filhas, tias, amigas, esposas, terapeutas e, geralmente, nos deixamos de lado.

Esse artigo foi escrito para te ajudar a entender o porquê é tão importante cuidar do seu corpo. Você precisa estar bem para manter todas essas funções citadas acima. Precisa cuidar da sua saúde, antes de qualquer coisa.

Alimente-se de forma saudável

Além de nos dar mais energia para suportar o dia a dia, ter uma alimentação saudável é uma excelente aliada na prevenção de doenças e envelhecimento. Uma boa alimentação pode ajudar a aumentar a expectativa de vida.

Outro grande benefício é que auxilia no equilíbrio hormonal. Quando nós comemos, nosso organismo libera hormônios que podem estar ou não equilibrados. Com uma dieta balanceada, seu corpo consegue manter os hormônios no nível adequado e ajuda no combate contra a diabetes e a obesidade. 

Beba bastante água

Beber muita água é essencial para manter os seus cabelos, unhas e pele hidratada. Age no cabelo deixando-o mais brilhoso e macio por um período muito mais longo. As unhas também são beneficiadas assim, ficam mais saudáveis e fortes.

A água auxilia na eliminação de impurezas do organismo e ajuda no melhor funcionamento da circulação sanguínea. Isso resulta em uma pele muito mais bonita. Ingerir 2 litros de água por dia é essencial, mas um pouco a mais é sempre melhor.

Faça exercícios físicos

Todos nós já ouvimos falar que atividade física faz bem para nossa saúde, mas por quê? Além de nos dar mais energia e auxiliar no processo de emagrecimento, os exercícios físicos são grandes aliados no combate a problemas psicológicos, como a depressão e a ansiedade.

O motivo disso é porque eleva os neurotransmissores em nossos cérebros, que são responsáveis pelo nosso humor, aumenta a produção de endorfina. Ajuda a diminuir o estresse e a tensão muscular.

Durma de forma adequada

Em nosso cérebro existe uma glândula, do tamanho de uma semente de laranja, muito importante e que poucos conhecem, trata-se da glândula pineal, responsável pela produção da melatonina, o hormônio que regula nosso sono.

Dormir bem a noite é importantíssimo para o bem estar do nosso corpo. Aquilo de que dormir 8h por dia é o certo nem sempre é verdade, isso varia de organismo para organismo. Mais importante que a quantidade de horas dormidas, é a qualidade do sono.

Em uma noite de sono bom, o organismo libera, por meio do sistema imunológico, algumas substâncias tóxicas que prejudicam sua saúde. Quando o sono é ruim, acontece o contrário: essas substâncias se acumulam e isso gera cansaço, em alguns casos até gripes e resfriados.

Cuide da sua saúde mental

“Corpo são, mente sã”. Tão importante quanto cuidar do seu corpo é cuidar bem da sua mente. Todas as dicas acima ajudam nessa questão. Fora as que já foram mencionadas, existem outras dicas para te ajudar nisso: Reservar tempo para curtir com sua família, ler livros ou assistir a filmes para se distrair dos problemas do mundo real, tirar um tempo para si mesma, ir ao salão, comer besteira, curtir sua própria companhia. Ame-se, essa é a dica mais importante.

Este post foi feito com muito carinho para te mostrar a importância de se cuidar, infelizmente a gente sabe que é difícil, mas é essencial. Você não vai querer acabar com o show antes da hora né?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *