como empreender com sucesso

Como empreender com sucesso

DESAFIOS

A competitividade no mercado de trabalho não é uma novidade. O grau de exigência, a busca por profissionais experientes e qualificados e a inovação tecnológica podem caracterizar com exatidão o século XXI. O crescimento populacional acelerado, a desigualdade de oportunidades e a crise econômica acirram ainda mais essa disputa. Por isso, muitas pessoas decidem parar de trabalhar para terceiros e abrir o seu próprio negócio.

Os primeiros passos em direção ao sucesso

Se você é uma mulher e deseja empreender, mas não sabe por onde começar está no lugar certo. Confira abaixo dicas básicas e práticas para tirar o seu plano da abstração:

  1. Considere o mercado nacional e principalmente o local: Pesquise bastante a demanda e a oferta.
  2. Converse com pessoas com experiência na área, de preferência, empreendedoras bem sucedidas.
  3. Amplie o seu networking: Essa é uma estratégia bem discutida atualmente que se trata basicamente de manter laços com pessoas que possuem interessantes semelhantes para manter-se atualizada e abrir oportunidades.
  4. Peça auxílio de uma especialista recomendada.
  5. Organize-se financeiramente: Não comece a empreender com dívidas ou sem um bom planejamento para emergências.
  6. Decida se você vai oferecer produtos ou serviços: Escolha um campo que domine e se aprofunde sobre o assunto.
  7. Faça parcerias com outras mulheres: unir-se é fundamental para dividir os custos e tarefas, minimizar os riscos e compartilhar ideias.
  8. Atualize-se: Em um mundo onde a palavra chave é a inovação, mantenha-se atualizada.
  9. Think out of the box: Essa expressão inglesa é nova no seu vocabulário? Entenda de forma simples: pense fora da caixinha, isto é, você não quer oferecer apenas mais um produto ou serviço, mas ser a MELHOR na categoria escolhida. Pense em como fazer a diferença na vida dos seus clientes.
  10. Entenda que o sucesso é a combinação de vários fatores: Como definir o sucesso? Se você compreender que prosperar na maioria dos casos não é questão de sorte, mas de organização, determinação e trabalho árduo, minimizará possíveis frustrações.

Prepare-se para dar esse grande passo!

Exemplos para se inspirar

Nada melhor do que ouvir e se espelhar naquelas que prosperaram. Inspire-se nos seguintes empreendimentos femininos divididos por áreas:

  1. EDITORIAL: No ramo literário, encontramos editoras independentes compostas por mulheres. Charme, Desdêmona, Dita Livros, Escaleras e Padê Editorial são apenas alguns exemplos de união feminina com o intuito de publicar mais autoras (desconhecidas) e dar voz às escritoras negras e LGBT, reduzindo a disparidade entre os gêneros.
  2. MODA: Nomes como Voa Bordados, Frida Viva, Svetlana e Puta Peita ilustram empreendimentos que valorizam a produção em menor escala, lutam pela diversidade e apresentam alternativas sustentáveis.
  3. PUBS: DAS e Eugênia Café Bar (São Paulo) e Paralela em Porto Alegre são lugares acolhedores que oferecem drinks e um cardápio que homenageia as mulheres.

É impossível listar todas as iniciativas femininas, mas alguns campos merecem destaque, tais como os canais do Youtube e as páginas no Instagram para completar a lista acima.

Calcule seus passos e empenhe-se, assim você também será capaz de conquistar a independência financeira, realizar seu sonho, trabalhar com algo que goste e desenvolver sua carreira profissional.

Se tantas mulheres conseguiram, você também é totalmente capaz. Que nós caminhemos de mãos dadas porque juntas somos mais fortes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *